fortune tigrr Baleias cantam menos quando falta alimento, aponta estudo

 114    |      2025-04-05 19:58

Uma baleia faminta é uma baleia silenciosa. Um estudo inédito revelou que baleias vocalizam menos após ondas de calor marinhas que dizimam suas presasfortune tigrr, tornando o canto desses animais um indicador dos efeitos das mudanças climáticas nos ecossistemas oceânicos.

As águas do Santuário Nacional Marinho da Baía de Monterey, na Califórnia, são áreas ricas em alimento para baleias-azuis, baleias-fin e jubartes, que percorrem a costa durante suas migrações anuais. Esses mamíferos marinhos dependem amplamente do som para perceber o ambiente e produzem vocalizações complexas quando buscam parceiros e alimento.

Plano ZA9BET controle com 25GB — Curta o Natal na ZA9BET com muita internet: 15GB livre + 5GB p/ vídeos + 5GB portabilidade Planeta em Transe jogar tigerjogo de aposta do tigreNa Ona a segurança é garantida | A Ona ta ON: diversão e ganhos

Cientistas do Instituto de Pesquisa do Aquário da Baía de Monterey (MBARI) analisaram gravações de cantos de baleias captadas por microfones subaquáticos entre 2015 e 2021, período que incluiu uma onda de calor marinha prolongada, associada às mudanças climáticas. O evento reduziu drasticamente as populações de krill, anchovas e sardinhas, base alimentar desses cetáceos.

jogo fortune tigerfortune tiger A imagem mostra uma baleia jubarte emergindo da água, com parte do corpo visível e a boca aberta. A água ao redor está agitada, com ondas e respingos visíveis. A baleia apresenta uma coloração escura com listras claras. jogo do trige Baleia vista na cidade de Pacifica, na Califórnia, em agosto de 2024 - Loren Elliott - 17.ago.24/Getty Images via AFP

"As baleias apresentaram os menores níveis de canto quando as condições eram mais adversas", disse John Ryan, oceanógrafo biológico do MBARI e autor principal do estudo publicado na revista PLOS One. "Como esses animais vivenciam mudanças drásticas em seu ecossistema de formas que podemos detectar, eles são bons sentinelas do ambiente marinho."

Tigrinho

Os dados podem servir como alerta precoce caso as baleias abandonem áreas de alimentação devido às mudanças no oceano. "Se elas buscam refúgio em uma nova área com mais presas, precisamos identificar isso para protegê-las", afirmou Vanessa ZoBell, pesquisadora do Laboratório de Acústica de Baleias da Universidade da Califórnia em San Diego, que não participou do estudo.

O oceano absorve quase um terço das emissões globais de CO₂ e 90% do calor excedente gerado por essa poluição. As baleias desempenham um papel no ciclo de carbono marinho, armazenando CO₂ em seus corpos gigantescos e excretando nutrientes que estimulam o crescimento de organismos que consomem carbono.

Identificar os cantos de espécies específicas no meio do barulho do oceano e correlacioná-los com a abundância ou escassez de alimento foi um desafio. Os cientistas usaram aprendizado de máquina desenvolvido pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (Noaafortune tigrr, na sigla em inglês) em parceria com o Google para distinguir os cantos das jubartes do ruído de fundo.