A protagonista de "O Papel de Parede Amarelo", clássico da literatura feminista, publicado por Charlotte Perkins Gilman em 1889, passa o conto trancada num quarto por seu marido, um médico renomadotiger jogos, durante um episódio de depressão pós-parto. É um cômodo amplo e arejado, mas com barras tapando as janelas, com uma cama pesada e paredes revestidas de um papel de um amarelo repleto de manchas repulsivas.
Adaptado por Alessandra Maestrini e Denise Stoklos para a performance solo de Gabriela Duarte, a história ganha nova roupagem. A cenografia parte para o simbólico, trocando as janelas bloqueadas por uma rede que separa a atriz da plateia, sumindo com a cama e também com o papel de parede, já que o amarelo contamina vários elementos em cena. De vermelho, com um penteado caótico, Duarte escancara o sufocamento da personagem com atrevimento.

"O conto tem um final dúbio de quem sucumbe ao papel. Não é o que acontece no nosso espetáculo", afirma Maestrini. "A gente traz luz, não se entrega às trevas. Às vezes com a comédia você consegue chegar mais longe e abrir as defesas para que as pessoas escutem o que precisa ser escutado."
Estrear seu primeiro monólogo é, em parte, para Duarte, uma celebração de seus 50 anos. Após uma trajetória cheia de mocinhas de novela e anos trabalhando em papéis ligados aos da mãe, Regina Duarte, ela leva agora ao palco uma personagem inconformada, tragicômica e forte.
jogar fortune tiger18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET, você se diverte como os grandes nomes do Insta! Cadastre-se agora mesmo e jogue. Saques Diários Ilimitados. Saques a Partir de R$10. Apostas Ao Vivo. RA1000.
Cansada das comparações, a filha ouve com desânimo a menção a sua mãe, afastada das telinhas desde que arriscou ser secretária de Cultura no governo de Jair Bolsonaro. "Quem vai estrelar a peça? Estamos falando de uma mulher de 50 anos que, concordo, fez a sua trajetória muito calcada em cima de uma parceriatiger jogos, cumprindo uma agenda que durante anos interessou a Globo. Mas lá mesmo comecei a deixar claro que eu não queria mais."